
Manoelito Savaris, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF)
A programação da Semana Farroupilha, que terá como principal atração o desfile temático marcado para 19 de setembro, foi apresentada para convidados, nesta quinta-feira (6), no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
Durante o percurso, novo blocos, unidos pelo tema Os Farroupilhas e suas Façanhas, vão relembrar fatos do episódio que marcou a história do Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845. No próximo dia 22, quando se inicia o calendário do evento, será acesa a Chama Crioula, em São Lourenço do Sul.
Mônica Leal, secretária da Cultura
Fotos: Fatima R. Oliveira
Na cerimônia de apresentação, a secretária da Cultura, Mônica Leal, agradeceu a todos os parceiros que apoiam a realização da Semana Farroupilha. Lembrou que o Rio Grande do Sul é um estado de debates e embates, e orgulhoso de suas façanhas, que devem ser preservadas.
"Queremos fazer da Semana Farroupilha um atrativo também para os turistas, obviamente sem esquecer das nossas tradições", disse Manoelito Savaris, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), ligado à Secretaria da Cultura. O governo do Estado financia 35% do custo do evento, com patrocínio de estatais e verba da Secretaria da Cultura. Outros 35% são recursos da iniciativa privada. A Semana Farroupilha 2009 também está inscrita na Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC) e na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura - que incentivam a contribuição financeira de empresas privadas a projetos culturais.