.jpg)
O acendimento da Chama Crioula, aconteceu hoje, 22, em São Lourenço do Sul, e contou com a participação de 29 Regiões Tradicionalistas, mais de 1000 cavaleiros que levarão pelo Rio Grande a partir de hoje, a centelha da chama Crioula. e aproximadamente 2000 mil pessoas vindas de todas as querências. Caravanas de Porto Alegre (1ª RT), Arroio dos Ratos (2ª RT), Santa Cruz do Sul (5ª RT), Passo Fundo (7ª RT), Lagoa Vermelha (8ª RT), Cruz Alta (9ª RT), Santiago (10ª RT), Triunfo (15ª RT) e Erechim (19ª RT) entre outros estiveram na abertura dos festejos farroupilhas. O evento aconteceu na Fazenda do Sobrado, situada às margens da Lagoa dos Patos, local utilizado pelos farrapos durante a revolução. E onde residiu a irmã de Bento Gonçalves, Donana.
.jpg)
0 ator Werner Schunemann, mais uma vez na cidade que lhe concedeu o titulo de cidadão Loreciano, interpretou o general Bento Gonçalves, durante encenação e Elton Saldanha, interpretando Garibaldi.
“Os Farroupilhas e suas façanhas”, tema adotado para 2009, irá apresentar os principais momentos do Decênio Heróico, lembrando atos importantes como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna,
A vanera “Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais”, escrito pelo poeta Albeni Carmo de Oliveira e música de Francisco Fighera e Clóvis Frozza, é a música-tema da Semana Farroupilha 2009. A canção segue o temário “Os Farroupilhas e suas façanhas” e também relembra diversos episódios entre eles a tomada da Ponte da Azenha, em Porto Alegre, a prisão de Bento Gonçalves, e o encontro de Anita e Garibaldi.
“Os Farroupilhas e suas façanhas”, tema adotado para 2009, irá apresentar os principais momentos do Decênio Heróico, lembrando atos importantes como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna, entre outros
A vanera “Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais”, escrito pelo poeta Albeni Carmo de Oliveira e música de Francisco Fighera e Clóvis Frozza, é a música-tema da Semana Farroupilha 2009. A canção segue o temário “Os Farroupilhas e suas façanhas” e relembra diversos episódios da, como a tomada da Ponte da Azenha, em Porto Alegre, a prisão de Bento Gonçalves, a tomada de Laguna e o encontro de Anita e Garibaldi.
A hospitaleira cidade de São Lourenço esperou os visitantes com diversas atividades para marcar a data. A programação incluiu shows artísticos, exposições fotográficas, palestras, oficinas e roteiros culturais.
.jpg)
Telmo Lima de Freitas, autor de Esquilador, Patrono da Semana Farroupilha 2009, durante seu
discurso emocionado falou da juventude, que precisa ser incentivada a conhecer melhor os costumes e a tradição gaucha.
Escolhido por unanimidade pela Comissão, além de ter sido indicado também pelo Piquete 38, da Polícia Federal. Bastante emocionado, disse se sentir muito honrado pela homenagem e que pretende cumprir com todas as obrigações e compromissos. A figura de Patrono busca homenagear pessoas que tenham se destacado na produção e divulgação da cultura gaúcha. Telmo de Lima Freitas nasceu em 13 de fevereiro, no município de São Borja. Filho do oficial do exército, Leonardo Francisco Freitas e da campeira, Mariana de Lima Freitas.