A gripe no Estado, preocupa organizadores dos eventos
Prevenir a disseminação da gripe H1N1 está levando os organizadores de eventos e feiras como a Semana Farroupilha e a Expointer a buscar orientações junto à Secretaria Estadual da Saúde.
A Expointer, que esta programada para começar no final do próximo mês, deve ser discutida pelas secretarias estaduais da Saúde e Agricultura. Mas segundo o Presidente da Comissão Executiva, Antônio Alves, o cancelamento do evento, previsto para iniciar em 29 de agosto, é pura especulação. “A data será mantida, precauções serão tomadas, mas não se falou em cancelar ou transferir”, reforça ele.
Já o Acampamento Farroupilha, com a montagem prevista para o mês de agosto, a organização pretende se reunir para definir se o evento corre risco de ser cancelado ou transferido. Vinícius Brum, presidente da Comissão da Semana Farroupilha, garante que as recomendações das autoridades em saúde serão atendidas.
A Feira do Livro, prevista para outubro, corre menor risco. O presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, João Carneiro, considera que o evento não está ameaçado. Ele acredita que até lá a questão de gripe H1N1 "já esteja equacionada".
O Coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, explica que, com o quadro atual da gripe H1N1 no Estado, esses eventos poderiam ocorrer normalmente, já que acontecem ao ar livre. Mas, segundo ele, a situação poderá ser revista em agosto.