quinta-feira, 30 de julho de 2009

Porto Alegre Center Lar inaugura recebendo gás natural


Ademir Schneider - Diretor de Administração e Finanças da Sulgas
O primeiro shopping de nosso Estado, dedicado exclusivamente a oferecer soluções para o lar, vai iniciar suas atividades operando com o gás natural. A partir desta quinta-feira, a Sulgás passará a fornecer o combustível ao Porto Alegre Center Lar, empreendimento da parceria Grupo Cassol e Zaffari, localizado na Av. Sertório, 8.000, em Porto Alegre.
O gás natural será utilizado para aquecimento de água e cocção de alimentos na praça de alimentação e na padaria do Hipermercado. Além disso, será destinado futuramente à geração de energia elétrica. Estima-se que o consumo de gás natural alcance uma média de 26.500 metros cúbicos mensais. Com mais de 60 mil metros quadrados de área construída, o shopping contará com um conjunto de 120 lojas que irão oferecer um mix diversificado de mobiliário, tapetes, objetos de decoração e bazar e materiais de construção. Esse é o quinto shopping center a optar pelo gás natural em Porto Alegre.
O que o gás natural trará para o shopping
O Diretor de Administração e Finanças da Sulgás Ademir Schneider, destaca que este momentos é especial, pois a opção pelo Gás Natural feita pela Center Lar no inicio de suas atividades no Shopping, demonstra a conscientização que estamos alcançando na preservação da natureza e que o gás natural se tornou efetivamente uma energia alternativa confiável e econômica para o segmento do mercado urbano residencial.
Benefícios do Gás Natural:
*Comodidade e mais espaço - como o fornecimento é contínuo e o gás é canalizado, não será necessário reabastecimento e central para estocagem do combustível.
*Praticidade do uso, com segurança e assistência técnica permanente 24 horas por dia;
* Combustão limpa, queima quase perfeita, com baixa emissão de poluentes;
*Economia, tanto no preço do gás, quanto na redução de custos operacionais.
*Melhor rendimento do equipamento e liberação de espaços importantes com diminuição expressiva de áreas de risco.
O Diretor salienta ainda, que a Sulgas vem alcançando objetivos e cumprindo com seu papel de oferecer alternativas econômicas e ambientais para o povo do Rio Grande do Sul.

Alojamento dos PEÕES, esta definido

EXPOINTER 2009

Foto: Arquivo 2008
Serão 420 novas acomodações para os peões que virão trabalhar na Expointer, distribuídas em 42 apartamentos mobiliados com cinco beliches, dez armários e dois aparelhos de ar condicionado cada. A edição 2009 da feira traz esse projeto constituído por três pavilhões medindo 50m x 15m, onde serão construídos os dormitórios, e outros dois pavilhões de 10m x 10m. A localização da estrutura é entre os Portões 8 e 9 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Cada peão terá seu armário com chave. Os banheiros localizam-se atrás dos dormitórios. Na parte comum, haverá recepção, sala de estar com duas TVs de 29 polegadas, dez mesas com cadeiras, 16 poltronas e quatro aparelhos de ar condicionado. Haverá também duas cozinhas medindo 5m x 5m com geladeira, dois fogões de seis bocas, pia e dois balcões cada. Reafirmando a disposição do Governo do Estado em observar as sugestões dirigidas pelo Ministério do Trabalho, referentes aos alojamentos dos peões participantes da Expointer, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, apresentou o projeto para os representantes das associações de raça em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 29, na sede da Secretaria. Machado destacou a funcionalidade e o conforto das acomodações que terão segurança durante 24 horas desde o dia 24 de agosto. As acomodações terão uma única entrada e um rigoroso controle de acesso. O alojamento contará também com serviço de limpeza e plano de prevenção contra incêndio formado por placas de sinalização, extintores, luz de emergência e baterias de iluminação. No encontro desta tarde ficou ainda definido que a disponibilização dos dormitórios, o agendamento, fica sob a responsabilidade da Febrac - Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça. Das 420 vagas, 300 estão destinadas para o segmento de bovinos de corte e 120 para eqüinos. A Expointer se realiza de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio,RS.
Fonte: Clarice Lena Mateuzzi Giorgi
Coordenadora da Ass. de Comunicação Social da Séc. de Agricultura

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cooperativismo é alternativa à cultura da competição e exclusão, defende Pavan

Deputado esteve em Passo Fundo para o encontro estadual de cooperativas “A cooperação faz parte da nossa história e da nossa cultura.

"O momento exige o aprofundamento do trabalho cooperado para resistir à lógica da competição e exclusão”. Esta foi a afirmação do presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, durante o 3º Encontro Estadual da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) nesta segunda-feira à tarde (27/07), em Passo Fundo. A atividade reuniu mais de 70 representantes de cooperativas gaúchas e elegeu a segunda direção da entidade criada há três anos. Gervásio Plucinski foi eleito em substituição a Clemir Balen. Novas bandeiras para garantir o futuroO deputado acentuou que o trabalho cooperativo assegurou muitas conquistas. Porém alertou que “para garantir o futuro são necessárias novas bandeiras”. Entre elas destacou a garantia de renda, educação, preservação ambiental, novo modelo produtivo para enfrentar as estiagens e trabalho articulado. Na educação acentuou a recente criação da Universidade Federa Fronteira Sul, com foco na agricultura familiar; na área ambiental, defende a necessidade de combinar produção com preservação e fundo compensação ambiental. O deputado detalhou a necessidade de articular as organizações da produção, com as de consumo e o poder público. O novo dirigente da Unicafes reforçou que a organização é uma ferramenta fundamental para assegurar a permanência na atividade rural. “A construção coletiva é um desafio de todos: tanto do setor cooperativo, dos movimentos sociais como do mundo da política”, concluiu Gervásio Plucinski. Além do deputado Elvino Bohn Gass, participaram do encontro também várias lideranças, como o vice-prefeito de Passo Fundo, Renê Cecconelo, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Altemir Torteli, o dirigente da Via Campesina, Lecian Conrad e o presidente nacional da Unicafes, José Paulo Rodrigues
Fonte: Stela Pastore -Assessoria de imprensa Assembleia Legislativa do RS

Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose em Ibirubá e 15 de Novembro


Produtores dos municípios de Ibirubá e Quinze de Novembro, na região de Cruz Alta, receberam este mês 14 certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Os testes para certificação foram realizados durante um ano por médico veterinário habilitado, com acompanhamento da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Ibirubá. Ao todo, as propriedades certificadas, somam uma população aproximada de 800 bovinos. Foram realizados três testes em cada animal, com renovação anual para manutenção do certificado. De acordo com a médica veterinária da Secretaria da Agricultura, Natacha Deboni Cereser, responsável pela IVZ de Ibirubá, o programa conta com adesão voluntária dos produtores. Isso valoriza ainda mais a iniciativa dos municípios, já que em todo o Estado existem apenas 44 propriedades certificadas, avalia.
Fonte: Clarice Lena Mateuzzi Giorgi - MTb/RS 4682
Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social- Sec. Agricultura

"Não sou filho de Michael, ele era meu melhor amigo"


Foto: Divulgação
Fonte: Terra

O dançarino Omer Bhatti declarou que não é filho do falecido cantor Michael Jackson. Na semana passada surgiram rumores na imprensa internacional de que o dançarino norueguês de 25 anos fosse o primeiro filho de Jackson, fruto de uma relação de apenas uma noite com uma fã. Os comentários vieram à tona após Bhatti ser identificado sentado ao lado da família Jackson na cerimônia em homenagem ao cantor.“Ele não é meu pai. Éramos realmente muito próximos. Ele era meu melhor amigo”, teria dito Bhatti, segundo a imprensa britânica. Ele também teria confirmado que dividiu a cama com Michael Jackson no período em que morou em Neverland, mas “nunca sentiu que algo de inapropriado acontecesse por lá”. Bhatti morou com seus pais em Neverland por oito anos.“Eu pedi para sentar perto de sua família na cerimônia porque me sentia como o amigo mais próximo de Michael e não por ser seu filho”, explicou o jovem dançarino.

Campanha do Agasalho faz apelo para gaúchos intensificarem doaçõesEm


Tarcila Crusius- Pres. Comite de Ação Solidária
Em pouco mais de dois meses de Campanha do Agasalho, o Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado, já repassou 200 mil agasalhos arrecadados e 10 toneladas de alimentos não perecíveis a entidades da Região Metropolitana cadastradas. Em razão do frio intenso previsto para esta semana no Rio Grande do Sul, o governo do Estado reforça o apelo aos gaúchos para que colaborem com a campanha fazendo suas doações. Os donativos - roupas, cobertores, calçados e gêneros alimentícios não-perecíveis - devem ser encaminhados à Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado, na Avenida Borges de Medeiros, 1501, telefones (51) 3212-4678 e 3212-2675. Também o Palácio Piratini, na Praça da Matriz, e as agências do Banrisul recebem doações.

Agricultura atenta aos cuidados sanitários para a Expointer


Foto: Fátima R. Oliveira
O Parque Assis Brasil está se aprontando para a Expointer 2009. Dos cuidados sanitários especiais a serem tomados durante a realização da Expointer deste ano, em razão da ocorrência da Gripe A, a Secretaria da Agricultura já está providenciando no atendimento do novo e na ampliação do que já existia em edições anteriores. As sugestões foram passadas pela Secretaria da Saúde ao Secretário da Agricultura, João Carlos Machado, em reunião realizada há cerca de 10 dias. A feira se realiza de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições, em Esteio. Resguardada, costumeiramente, por dois Postos Médicos, a edição de 2009 contará com três Postos localizados em pontos estratégicos. Um deles terá 100m², e os demais 70m² e 50m². Todos terão médicos e enfermeiros de plantão durante os nove dias da feira. Bem equipado, cada Posto contará ainda com uma ambulância. Além dessas ambulâncias, o Parque terá mais duas, uma do Corpo de Bombeiros e outra contratada por Associação de Criadores. Haverá também um helicóptero caso haja a necessidade de um transporte mais urgente. Está sendo providenciada a colocação de pias em locais onde normalmente há maior circulação de pessoas, com sabonete líquido e toalha de papel. A idéia é instalar as pias próximas aos bebedouros, onde haverá copos descartáveis à disposição do público visitante. Dispensadores de álcool também serão fixados em diversos pontos do Parque.
Fonte:
Clarice Lena Mateuzzi Giorgi - MTb/RS 4682
Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social /Sec. Agricultura

Aumento de produtividade na lavoura arrozeira


O Irga realiza encontro para abordar estratégias de aumento de produtividade na lavoura arrozeira, nesta segunda-feira (27), às 19 horas, no Clube Caixeiral, em Arroio Grande. A expectativa é receber cerca de 250 produtores dos municípios de Pelotas, Pedro Osório, Capão do Leão, Herval, Pedras Altas e Jaguarão. Os agricultores vão conferir os resultados da safra 2008/2009 de Arroio Grande, além de assistir a palestras sobre qualidade de sementes de arroz, estratégias de controle de arroz vermelho, Movimento Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho, sucesso de manejo da Granja Quatro Irmãos e rotação de culturas de soja e arroz. Participam o diretor-técnico do Irga, Valmir Menezes, pesquisadores, agrônomos, técnicos e produtores da região.

Anuncio de novas medidas para reforçar combate à gripe A


A Secretaria da Saúde confirmou, neste sábado (26), a ocorrência de mais cinco óbitos por gripe A no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário Osmar Terra, em entrevista coletiva. As mortes ocorreram entre os dias 16 e 25 de julho, e os pacientes eram três mulheres (duas delas gestantes) e dois homens. Em conjunto com as prefeituras, o governo articula ações estratégicas para ampliação do número de consultas e de leitos hospitalares, inclusive em UTIs. O Estado alugou 100 respiradores e está comprando outros 50. E os recursos para o Inverno Gaúcho, programa de estímulo aos postos de saúde para que abram no terceiro turno, até 22 horas, foram redobrados.
Em Caxias do Sul, no dia 16, morreu um marceneiro de 36 anos, que sofria de cardiopatia. No mesmo dia, ocorreu em Passo Fundo o óbito de uma auxiliar de frigorífico, de 31 anos, que estava grávida. Em Uruguaiana, dia 18, faleceu uma aposentada de 63 anos, que tinha diabete melittus. Outra mulher - uma técnica de enfermagem de 25 anos, que estava grávida - morreu no dia 20, em Passo Fundo. E em Montenegro, nesse sábado (25), foi registrado o falecimento de um trabalhador da indústria calçadista, de 20 anos. O total de mortes causadas pela nova gripe, no Estado, é de 16. A estimativa da Secretaria da Saúde é de que haja em torno de 10 mil pessoas que têm ou já tiveram a doença no Rio Grande do Sul, que é mais vulnerável por ser de clima frio, além de fazer fronteira com países onde há muitos casos.

sábado, 25 de julho de 2009

O bom Humor de Zurbulino Fagundes


Fortunati vai à África conhecer preparação para a Copa


Foto: Fátima R. Oliveira
O secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, embarca amanhã, 26, para a África do Sul para conhecer a preparação do país para a próxima Copa do Mundo da FIFA, que ocorre em 2010. Fortunati fará parte de uma comitiva organizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), composta por 30 pessoas.
A viagem de intercâmbio, denominada “Missão África do Sul”, terá duração de oito dias e percorrerá quatro das principais cidades sul-africanas: Durban, que será sede de uma das semifinais da Copa; Cidade do Cabo, capital legislativa do país; Pretória, capital administrativa e local de abertura do evento; e Joanesburgo, maior centro financeiro da nação e sede da final do torneio.
Além de conhecer as obras realizadas e as que ainda estão em andamento, Fortunati visitará três estádios (Loftus Stadium, Ellis PArk e Soccer City), terá encontros com autoridades federais e municipais sul-africanas e conhecerá os planos de preparação de mobilidade urbana elaborados pelo país. “Esta será uma experiência extremamente rica, que nos ajudará muito a compreender melhor os desafios de uma Copa do Mundo e a qualificar nosso trabalho de preparação de Porto Alegre para o evento”, enfatizou Fortunati.

Cirurgia do vice-presidente José Alencar é bem-sucedida, diz médico


Depois de retornar ao hospital para submeter-se a outra cirurgia, que terminou por volta das 21 horas da noite sexta-feira (24/07) o vice-presidente José Alencar passa bem no hospital Sirio-Libanês, em São Paulo. Segundo o cirurgião Raul Cutait, o procedimento para desobstrução do intestino pode ser considerado um sucesso.
Segundo o médico, Alencar não teve problema maior durante a cirurgia e "todos os sinais vitais estão perfeitos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

José Alencar deixa o hospital: saio vitorioso de uma batalha, mas a guerra continua'


Após 15 dias de internação para tratar uma obstrução intestinal, o vice-presidente da República, José Alencar, deixou na noite desta quinta-feira o Hospital Sírio-Libanês. Ao sair ele disse que se sente um vitorioso e que "venceu mais uma batalha, mas ainda não a guerra", referindo-se à luta que trava há 12 anos contra o câncer no abdome.
- Saio daqui hoje vitorioso em relação à minha guerra. A minha guerra é contra o câncer. Houve agora esse acontecimento, que foi uma obstrução intestinal provocada pelo mal, e não foi fácil sair dela. Então eu estou saindo vitorioso de uma batalha, mas a guerra continua - afirmou, ao deixar o hospital.

Gripe H1N1, novos dados

Nota divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (24) informa que no boletim Epidemiológico da Influenza de quinta-feira (23), por um erro técnico, foram computadas cinco mortes a mais no Rio Grande do Sul por Influenza A (H1N1). O número correto de óbitos no Estado é de 11 mortes.
Com isso, somam 29 os óbitos confirmados no Brasil pela doença até o dia 22 de julho. Portanto, a taxa de mortalidade por Influenza A (H1N1) no Brasil é de 0,015 por 100 mil habitantes. As demais informações presentes no boletim permanecem inalteradas. O Ministério da saúde lamenta o equívoco nas informações anteriormente divulgadas.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O ministro da Justiça, Tarso Genro,PT e o candidato ao governo do Estado em 2010.

O PT gaúcho aclamou o ministro da Justiça, Tarso Genro, com o nome do partido para a candidatura ao governo do Estado em 2010. A decisão unânime ocorreu durante o 19º Encontro Extraordinário do PT na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, após o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o deputado estadual Adão Villaverde retirarem suas candidaturas ontem à tarde.O processo de escolha do nome petista que disputará o governo ocorreria por meio de votação, caso Vanazzi e Villaverde mantivessem as candidaturas. Durante o final de semana, 1,1 mil delegados do partido participaram do encontro. Caberia a eles a votação. Depois de quase dois dias de intensos debates, Tarso Genro foi aclamado pré-candidato do PT ao governo gaúcho por mais de 1100 delegados. Em discurso, Tarso ressaltou a união do PT no Estado. "Assim como construímos a unidade no partido, iremos construir a unidade em torno de um novo projeto político para o Rio Grande do Sul", disse o ministro. Villaverde também elogiou a coesão do partido. "A unificação do PT é o sinal de que estamos pavimentando o caminho para a vitória", disse o deputado, ao anunciar a retirada de sua candidatura em favor de Tarso.

Dez mil pessoas já visitaram à mostra Arte na França


Tarsila Crusius, presidente do Comitê de Ação Solidária, foi recepcionada pelo diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Cézar Prestes, durante sua visita à mostra Arte na França: 1860-1960: O Realismo, que já atraiu cerca de 10 mil pessoas nesta primeira semana damostra aberta ao público dia 14.
O encanto com a beleza das telas

Feliz 8 anos UERGS


Carlos Alberto Martins Callegaro(E), reitor da Uergs e o secretário
da Ciência e Tencologia, Artur Lorentz
A solenidade de aniversário de oito anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foi marcada, nesta terça-feira (21), pela apresentação do novo prédio próprio da instituição, na Avenida Farrapos, 151, em Porto Alegre. As novas dependências, antes ocupadas pela Central de Licitações do Estado (Celic), agora instalada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), abrigarão a sede administrativa da universidade, onde passará a funcionar a Reitoria. Na data, a universidade também comemorou o mais novo curso oferecido, na área de Gestão Pública. Conforme destacou o reitor da Uergs, Carlos Callegaro, com a transferência da Avenida Sete de Setembro, no Centro da Capital para as novas instalações, haverá uma economia de cerca de R$ 30 mil mensais em despesas de aluguel e manutenção. Os recursos serão direcionados à compra de equipamentos aos laboratórios e à aquisição de acervos para as bibliotecas. "Além da economia, com a conquista da sede própria para a Reitoria, estamos ampliando nosso patrimônio, o que é uma vitória para os nossos alunos, professores e todos os gaúchos", disse o reitor.

Lançamento do acendimento da Chama Crioula


Com o lançamento do acendimento da Chama Crioula, o governo do Estado deu início, nesta quarta-feira (22), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, aos preparativos dos festejos farroupilhas. Também foi assinado termo de patrocínio para liberação de R$ 690 mil pelo Banrisul, pela CEEE e Corsan, aos festejos no Estado. Esta edição tem como tema Os Farroupilhas e suas Façanhas, contando os principais episódios da epopeia farrapa. As comemorações lembram o 20 de setembro de 1835, quando era deflagrada no Rio Grande do Sul uma revolução considerada um marco da história e da formação política da sociedade gaúcha. As festividades se iniciam com o acendimento da Chama em São Lourenço do Sul, dia 22 de agosto. Começam, então, as cavalgadas que levarão o símbolo a todas as localidades do Estado. Em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha será aberto no mesmo dia, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Estância da Harmonia, onde a Chama Crioula chegará no dia 7 de setembro, quando serão abertos oficialmente os festejos, após a extinção do fogo simbólico da pátria. Em 14 de setembro, a Chama será acesa no Palácio Piratini e, em 19 de setembro, ocorrerá o desfile temático, com o espetáculo Os Farroupilhas e suas Façanhas. Já o desfile tradicional ocorrerá dia 20 de setembro. Entre os destaques da programação, está a apresentação dos principais momentos do Decênio Heroico, lembrando atos importantes, como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna. Como patrono do evento, foi escolhido o compositor Telmo de Lima Freitas, e a música-tema é Façanhas por Ideais de Farroupilhas Imortais. No lançamento do evento, a secretária da Cultura, Mônica Leal, destacou o perfil do povo gaúcho e afirmou que é necessário resgatar cada vez mais os valores que marcam a história do Rio Grande do Sul. "Não percamos nunca o perfil que os gaúchos têm de lutar por causas. É um povo respeitoso, ético, cuidadoso", enalteceu

terça-feira, 21 de julho de 2009

Prêmio Qualidade RS - 14ª edição


A Altus é uma das organizações mais premiadas do País na área
de Automação Industrial e levou em 2008, 'Troféu Ouro' na
13ª edição do Prêmio Qualidade RS.

Neste ano 90 organizações serão premiadas na 14ª edição do Prêmio Qualidade RS, considerado o Oscar da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), reconhecido internacionalmente por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão. A cerimônia de premiação será realizada no dia 21 de julho, a partir das 19h, no Centro de Exposições da FIERGS, em Porto Alegre, durante o 10º Congresso Internacional da Gestão, de 20 a 22 de julho, o maior evento na área no mundo. Nesta edição, foram 139 inscritas, de pequeno, médio e grande porte, dos diversos segmentos da economia gaúcha, nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
A empresa vencedora do Troféu Diamante é a Randon Administradora de Consórcios Ltda. e do Troféu Ouro a Cemar Legrand, as duas de Caxias do Sul/RS. Receberão Troféu Prata 13 organizações, Troféu Bronze 46 e Medalha de Bronze 29. São premiadas, pela primeira vez no Prêmio Qualidade RS, 51 organizações. (veja a lista completa das vencedoras abaixo). Entre as vencedoras, 60 são da área de Serviços (entre elas uma do setor de saúde e uma da educação), 13 são da Administração Pública, 11 da indústria, 4 do comércio e 2 da agropecuária.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Expansão da fábrica da GM no Estado


A governadora Yeda Crusius e o presidente da General Motors do Brasil (GMB), Jaime Ardila, oficializaram, nesta quarta-feira (15), em solenidade no Palácio Piratini, a expansão física da fábrica da montadora no Rio Grande do Sul, com investimento de R$ 2 bilhões, dos quais R$ 1,4 bilhão serão aplicados no desenvolvimento de dois novos veículos e no aumento da capacidade de produção da unidade gaúcha. A planta funciona junto ao Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, onde são montados o Celta e o Prisma.
De acordo com Yeda Crusius, esta quarta-feira foi um dia histórico, que dá continuidade às decisões coletivas firmadas para o desenvolvimento do Estado. "Os olhos do mundo estão voltados para o Rio Grande do Sul. Hoje, está sendo firmado, em plena crise financeira internacional, o primeiro contrato da indústria automobilística em todo o mundo", celebrou a governadora. As negociações entre governo do Estado e a montadora começaram em 2008. "O investimento só foi possível pela nova situação financeira do Rio Grande do Sul e do Banrisul, que é parceiro", disse o vice-presidente da GMB, José Carlos Pinheiro Neto. Para viabilizar o empreendimento, o Banrisul vai financiar, com recursos próprios, R$ 344 milhões do projeto.
A expansão da fábrica da GM no Estado consolida o banco estatal como indutor do desenvolvimento e como agente capaz de atrair novos investimentos para o Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini

Jaguarão sedia 1ª Conferência de Agropecuária neste sábado


Neste sábado (18) será realizada a 1ª Conferência de Agropecuária, no Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Jaguarão, a partir das 8h. O evento é uma parceria do Conselho Municipal de Agropecuária e Emater/RS-Ascar e tem por objetivo alavancar o desenvolvimento rural no município. A conferência contará com a presença do delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem, e do superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Signor. O encontro começa com a apresentação de um diagnóstico sobre a situação rural do município. Em seguida, as políticas e as diretrizes para o desenvolvimento serão discutidas em seguida. "Este debate é fundamental aos produtores, que terão a oportunidade de, após o encontro, implantar efetivamente as políticas de desenvolvimento", comentou o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Jaguarão, Carlos Lopez Feijo. O público estimado é de 300 pessoas, entre autoridades e agricultores. No final do encontro, serão eleitos os representantes do Conselho Municipal de Agropecuária de Jaguarão.

Estação Experimental do Arroz comemora 70 anos


A Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz, autarquia vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Estado, comemorou 70 anos na quarta-feira (15), com o propósito de se preparar para os desafios do futuro. "O governo do Rio Grande do Sul comemora o excelente resultado da lavoura arrozeira, com o Estado sendo referência no trabalho de pesquisa, através da capacitação do pessoal da extensão", destacou o secretário da Agricultura João Carlos Machado.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, salienta que autarquia, por meio do governo estadual, está buscando um crescimento na extensão, investindo na modernização de oficinas, em centros de treinamento e na instalação de equipamentos para os laboratórios de tecnologia.
O gerente da divisão de pesquisa da Estação Experimental do Arroz, Athos Gadea, afirma que, além de comemorar os 70 anos de atividades voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor. Projetando o cenário atual da cadeia produtiva arrozeira, o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, afirma que, apesar da ocorrência de baixa no preço no período de colheita no estado, algo que historicamente acontece desde 1975, o fato da safra ter ficado próxima a 8 milhões de toneladas não chega a trazer maiores preocupações em termos de mercado.,-por outro lado, a maior produção registrada mostra a seriedade do produtor gaúcho para realizar investimentos em tecnologia, que fizeram dele uma referência no país-, destaca.

Cachoeira do Sul tem rua da Cidadania dia 18 de julho


Foto de rua da Ciddnia em Carazinho
A Rua da Cidadania atende, neste sábado (18), moradores de Cachoeira do Sul, na região central do Estado. Das 9h às 16h, na Rua Sete de Setembro, em frente à Praça José Bonifácio, diversos serviços públicos gratuitos, em sistema de mutirão, serão disponibilizados, com o acesso facilitado à população, através de parceria com a Prefeitura. Na edição realizada em Carazinho, em junho, foram mais de 11 mil participantes.

A 3ª edição da revista Bares já está pronta


Revista Bares, edição Bom Fim: você é nosso convidado especial para coquetel de lançamento A 3ª edição da revista Bares já está pronta. Queremos compartilhar com você o lançamento em um coquetel que acontecerá no dia 16/07, das 19h30min às 21h, no Café da Oca (João Telles, 512). Reservado para imprensa e convidados, o coquetel terá comes e bebes e acesso ao local com pulseirinha. Confirme sua presença até o dia 16/07, às 12h. Durante o evento acontecerá um pocket show com a banda Vera Loca, que animará os presentes com suas novas músicas de trabalho e também com antigos sucessos. Venha comemorar conosco e confira em primeira mão todo o conteúdo da revista, que traz temas super interessantes, como Doação de Órgãos, Comidas e Bebidas para o Inverno, Turismo no RS, o perfil de Norberto Baldauf, uma matéria com a banda Vera Loca, além de uma matéria sobre o bairro Bom Fim. Não deixe de nos prestigiar. Confirme sua presença e venha aproveitar conosco esta noite que com certeza será muito agradável.As comidinhas serão oferecidas pelo Café da Oca e as bebidas pela Vinícola Aliança, nossos parceiros neste projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Memorial resgata história do bairro Ipanema

Exposição permanente, mostra itinerante.
Projeto educacional e, no futuro, a construção de uma sede própria. Estes são alguns dos objetivos do Memorial de Ipanema, que tem curadoria e pesquisa da gestora cultural Michele Kara.
Segundo Michele, que há dois anos dedica-se à pesquisa e formatação do projeto, trata-se do primeiro memorial de bairro da Capital. A iniciativa é sustentável, totalmente bancada pela comunidade, com a ajuda de empresários da Zona Sul. O projeto tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
A primeira etapa do memorial foi o lançamento de um site (www.memoriasdeipanema.com.br), no ar desde o início de junho. Além de explicar detalhes do projeto e adiantar algumas das atrações do novo espaço, o site também vai funcionar como instrumento para que os moradores da região participem com doações, e apoiadores tenham visibilidade de suas marcas.

No Margs, é possível ver que a arte feita na França, firmou-se e dominou o panorama cultural.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ano da França no Brasil tem mostra no Margs

A exposição Arte na França 1860 -1960: O Realismo,
ficará aberta até 30 de agosto
Uma salva de fogos de artifício iluminou o centro de Porto Alegre durante a inauguração oficial da mostra “Arte na França 1860-1960 - O Realismo”. O show foi assistido por centenas de convidados que lotaram uma área coberta especialmente montada para o evento na área frontal do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).
A inaugurou oficial feita pela governadora Yeda Crusius, este é um dos mais importantes eventos da programação nacional, a mostra, que abre ao público nesta terça (14), Dia Nacional da França e que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, ficará aberta até 30 de agosto. O ingresso é um quilo de alimento ou um agasalho.
A exposição, que reúne mais de 120 obras, criadas sob a influência do realismo francês, vindas, principalmente, da França, do Museu de Arte de São Paulo (Masp), da Coleção Berardo, de Portugal, e complementadas com o acervo do próprio Margs. "Esta mostra abre o mundo para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul", disse a governadora, cujo empenho à frente do governo do Estado foi decisivo na instalação. Muitas destas obras estão sendo apresentadas pela primeira vez em Porto Alegre,

Pela primeira vez na capital gaúcha, estão expostos trabalhos de grandes nomes na pintura realista, como Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Manet, entre outros, além de obras de brasileiros produzidas na França, como as de Cândido Portinari, Almeida Júnior, Iberê Camargo, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Guignard. "No mês em que o Margs completa 55 anos, conseguimos viabilizar uma mostra que vai marcar a cultura do Rio Grande do Sul e a história do nosso museu", ressaltou o diretor do Margs, Cezar Prestes, que começou a trabalhar pela exposição ainda em 2007, juntamente com o coordenador-executivo, o ex-adido cultural da França no Brasil Romaric Büel.
Após o ato de inauguração, a governadora descerrou no Margs uma placa comemorativa à exposição e fez a primeira visita às obras. Entre outras autoridades, também estiveram presentes Fernando Lemos, diretor do Banrisul (patrocinador da exposição), o cônsul-geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier, e o cônsul honorário da França em Porto Alegre, Ronner Fàbris. Na exposição Arte na França 1860 -1960: O Realismo, os frequentadores poderão ser recebidos por atendentes bilíngues, em visitas orientadas, sobretudo para escolas, classes especiais e comunidades carentes. Valem como ingresso roupas e alimentos não-perecíveis para destinação ao Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado, que repassará os donativos à Campanha do Agasalho.
A governadora Yeda Crusius, que foi elogiado por todos em suas falas, por sua força e determinação, e foi consciderada peça fundamental, para que o evento acontecesse e alcançasse absoluto sucesso, Yeda que falou sobre a determinação dos organizadores, sobre a união, finalizou dizendo ”Abaixem os muros e viva os hinos”, referindo-se aos três hinos (França, Brasil e RS), que nesta momento estavam ali, fortalecendo a união entre as três esferas.
O cerimonial contou com a experiência e a competência de Tânia Carvalho.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Balanço do primeiro semestre na Assembléia Legislativa

Presidente da Assembleia apresenta balanço semestral de 2009

Foto: Fatima Oliveira
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), apresenta nesta semana o balanço das atividades e ações do Parlamento desenvolvidas no primeiro semestre do ano. A coletiva à imprensa acontece na quarta-feira (15), às 11h, no gabinete da presidência da Casa.

Butiá ministra seminário sobre drogas com o tema Crack

O PODER DE DESTRUIÇÃO DO CRACK

A Delegacia de Polícia de Butiá, com apoio do Copelmi Mineração Ltda. e do Instituto de Educação Professor Alcides Conter, realiza, nesta sexta-feira (17) seminário sobre drogas com o tema Crack, ele poderá bater a sua porta. Serão seis palestrantes que falarão sobre o consumo da droga no Rio Grande do Sul. O evento será no dia 17 de julho, no Ginásio Rudi Raguse, no centro de Butiá. As palestras serão das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.
Confira a programação:

- As fases do usuário de crack: inspetor de Polícia e professor, Maurício Roni de Souza Pereira
- As conseqüências de uso do crack à saúde: médico César Róglio Flores
- Manejo e tratamento aos usuários de crack: terapeuta e coordenadora do Setor de Prevenção à Dependência Química da Cruz Vermelha, Nair Paim Kesseler
- As drogas na humanidade: Polícia Civil X Crack: delegado de Polícia, Carlos Miguel Vaz Amodeo
- Medidas sócio-educativas às crianças e adolescentes usuários de drogas: promotora de Justiça, Janine Rosi Faleiro
- As leis vigentes relacionadas ao tráfico e ao uso de entorpecentes: pretora da Comarca de Butiá, Lizelena Pereira Ranzolin.

Fonte: Ass. Imprensa Governo RS
Fotos: Divulgação

Irga, comemora os 70 anos da Estação Experimental do Arroz


O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realiza nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, evento em comemoração aos 70 anos da Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. A programação, que ocorre na sede da EEA/Irga, situada na Avenida Bonifácio Carvalho Bernardes, 1494, em Cachoeirinha, inicia com recepção aos participantes no auditório A e visitação às principais dependências da Estação. Dindinhos estarão à disposição. Também no auditório A, ocorre degustação de produtos à base de arroz. A partir das 18h15min, serão feitos deslocamentos para o Centro de Eventos do Irga, onde será realizada homenagem aos funcionários, a partir das 19h. Após as 20h30, haverá um jantar de confraternização.
Premiação pelo Governo do Estado

Em 10 de junho o Presidente do Irga, Maurício Fischer, recebeu da governadora Yeda Crusius, o prêmio que homenageou o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) com o título Amigo da Água 2009. O prêmio é dedicado às instituições e produtores que se destacaram no uso eficiente e eficaz da água no processo produtivo.

Proprietários de veículos, inadimplentes com o IPVA de 2008, serão autuados


Após se verificar a situação fiscal de veículos fabricados entre 2004 e 2007, a Receita Estadual deverá autuar os proprietários de 22.740 veículos que estão inadimplentes com o pagamento do IPVA de 2008 e deve recuperar aproximadamente R$ 4,5 milhões, incluindo multa e juros.
Os contribuintes inadimplentes têm prazo até o dia 17 para antecipar a ação do fisco e regularizar o veículo. A partir do dia 20, os contribuintes poderão ser cobrados judicialmente, com aumento no valor a ser pago.
De acordo com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, caso os débitos não sejam quitados em um prazo de 30 dias após a emissão dos autos de lançamento, serão inscritos em dívida ativa e no Cadastro de Inadimplentes e poderão ir à cobrança judicial.
Ao lado de ações de modernização e de caráter preventivo, as autuações complementam uma série de medidas de combate à sonegação implementadas pela Receita Estadual.

O Rei do Pop esta morto, seu corpo onde esta? Dias antes ensaiava...

A música que levantou e emocionou, 68 mil pessoas, no show de 50 anos do REI, no Maracanã

A garra e a luta contra o câncer, de José Alencar

A operação foi realizada na última quinta-feira (9)


Foto: Divulgação
Durou cerca de seis horas, e foi feita para desobstruir o intestino. Já no domingo (12), Alencar recebeu a visita do líder do PT no Senado, Aloísio Mercadante. Segundo ele, Alencar disse que quer viver para ver a formatura de dois bisnetos que estão prestes a nascer.
Ele soube recentemente da gravidez de duas de suas netas e cobrou dos médicos que
o assistem à possibilidade de assistir ao batismo dos bisnetos que ainda vão nascer.
Mercadante destacou que, apesar de Alencar ter manifestado desejo de sair logo do hospital, ele ainda está se alimentando apenas por soro intravenoso, também recebeu no domingo a visita do senador Romeu Tuma (PTB-SP) e do padre Marcelo Rossi - que saiu sem falar com a imprensa. De acordo com a assessoria do vice-presidente, também foi ao Sírio-Libanês o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Luta contra o câncer
Alencar luta contra o câncer há 12 anos. Em 25 de janeiro, o vice-presidente submeteu-se a mais radical intervenção desde a descoberta da doença. Em uma cirurgia de alto risco, com duração de 18 horas, os médicos retiraram tumores do abdome do paciente. Ele ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 12 de maio, exames de acompanhamento mostraram a volta de tumores na região abdominal. Alencar resolveu então submeter-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos.

Roberto Justus em Porto Alegre

Palestra-show com tema motivacional no Teatro do SESI
Foto: Divulgação
Será na próxima quinta -feira, 16 de julho, a palestra-show que será ministranda, com tema motivacional no Teatro do SESI pelo empresário Roberto Justus. O evento, conta com o apoio da TV Record RS - Canal 2, está marcado para as 21h. Consagrado como apresentador de TV no reality show ‘O Aprendiz’, exibido pela Record, Roberto Justus, é um dos principais publicitários do País. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, iniciou sua carreira na publicidade em 1981, quando fundou a Fischer, Justus Comunicação.
O empresario é presidente do Grupo Newcomm. Em 1997, foi eleito o Publicitário do Ano, pelo Prêmio Colunistas, promovido pela Associação dos Colunistas de Marketing e Propaganda (ABRACOMP). No ano seguinte, recebeu o prêmio Líder Empresarial Setorial, concedido pelo jornal Gazeta Mercantil. Em 1999, a revista Marketing o elegeu como o Homem de Marketing.
Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos pelo telefone da H4 Entretenimento, (51) 8401.0515.
Fonte: Coletiva.net

domingo, 12 de julho de 2009

50 anos de música, do Rei Roberto Carlos

Fotos: Divulgação
Nascido no interior do Espirito Santo, é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da Costureira Laura Moreira.
Sensivel, poeta, Roberto Carlos Braga, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim em 19 de abril de 1941. É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo e na América Latina supera as vendagens dos Beatles é considerado o melhor cantor e maior artista do Brasil. Roberto, em 50 anos de carreira, completados em 2009, vendeu mais de 120 milhões de álbuns. Os temas que mais aparecem em suas composições, em parceria com Erasmo Carlos, são o amor e a fé. No dia 11 de Julho de 2009 Roberto fez o seu especial de 50 anos de Carreira na Rede Globo, cantando músicas que estavam fora de seu repertório atual como: "Lady Laura", "Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo". A turnê para comemorar os 50 anos de carreira, cuja primeira apresentação foi em Cachoeiro do Itapemirim, sua cidade natal, foi no dia em que completou 68 anos. O show foi no estádio do Sumaré, em 19 de abril de 2009.
No Maracanã, ao som da versão instrumental de "Como é Grande o Meu Amor por Você", Roberto Carlos entrou no palco dirigindo um calhambeque azul, às 21h40. "É a maior emoção que já vivi na minha vida, jamais imaginei que poderia viver um momento como esse, cantar no Maracanã olhando nos olhos de vocês", falou ao iniciar o show em comemoração aos seus 50 anos de carreira, que iniciou cantando "Emoções". Antes de cantar "Nossa Senhora", Roberto Carlos falou sobre a infância e o começo de carreira em 1959 para em seguida cantar "Mulher Pequena" e "O Calhambeque". Após quase 2 horas e meia, o show termina com "Jesus Cristo" e distribuição de rosas. Antes, ele ainda cantou "Como é Grande o Meu Amor por Você" e "É Preciso Saber Viver".
Em breve, em nosso site: http://www.editoraportal.com.br/, muito mais sobre Roberto Carlos.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Campanha do Agasalho

A campanha "Liberte os Agasalhos " continua até setembro

Tarsila Crusius, presidente do Comitê de Ação Solidária, participou, nesta quinta-feira (9), da Festa Junina Solidária da Emater, que teve como objetivo arrecadar junto aos funcionários donativos e alimentos para a Campanha do Agasalho. A atividade, que ocorreu no DTG Galpão da Extensão, resultou na coleta de mais de 320 peças de roupas e mais de 300 quilos de alimentos. Além disso, a Central de Classificação, que funciona junto à Emater, doou para a campanha mais 230 quilos de alimentos. Para Tarsila Crusius, a iniciativa reforça a solidariedade junto à sociedade carente. "O espírito de proximidade e de solidariedade permite a aproximação do público urbano e rural, com serviços essenciais fornecidos pelo governo do Estado. E a Emater é parceira nesse projeto", disse ela.

O Presidente da Emater/ RS visita à sede da Kuhn:

Fabricante de máquinas e implementos agrícolas, em Passo Fundo

Um encontro entre o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento (foto), e a gerência regional de Passo Fundo e dirigentes da Kuhn, fabricante de máquinas e implementos agrícolas, marcou o início de uma aproximação entre a Instituição e a empresa. Foi nesta sexta-feira (10), em Passo Fundo, quando ocorreu almoço e uma visita à sede da empresa. De acordo com Nascimento, o objetivo é de estreitar as relações.“Queremos conhecer os produtos e equipamentos fabricados pela Kuhn, as inovações tecnológicas oferecidas, para ter como alternativa de indicação aos produtores. Também podemos trazer informações do campo para a indústria, pois nossos técnicos vivem a realidade e sabem das necessidades do produtor. É uma troca de experiências”, explicou Nascimento. Essa iniciativa faz parte da Frente Programática da Emater/RS-Ascar - Oportunidades do Agronegócio, que visa potencializar a atividade agrícola para manter o Estado do RS em destaque no comércio mundial de produtos agropecuários.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Passo Fundo
Foto: Arquivo Portal

A vez de Obama receber camisa e provocar a Seleção Brasileira


Presidente norte-americano diz que EUA não perderão vantagem novamente
O presidente Lula presenteou nesta quinta-feira o chefe de Estado norte-americano Barack Obama com uma camisa da Seleção Brasileira, pouco antes de uma reunião bilateral na cidade italiana de L'Aquila. Obama sorriu ao receber a camisa, que tinha autógrafos dos jogadores brasileiros e o número 5 nas costas.
Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, Obama brincou com Lula sobre a final da Copa das Confederações da África do Sul. – Os Estados Unidos nunca voltarão a ceder uma vantagem de dois gols – brincou referindo-se ao placar de 3x2 entre Brasil e USA, ele mostrou-se muito feliz com o presente de Lula.
– Olha isso. Maravilhoso – disse Obama enquanto mostrava a camisa aos fotógrafos.

Expointer, Semana Farroupilha e Feira do Livro x Gripe H1N1

A gripe no Estado, preocupa organizadores dos eventos
Prevenir a disseminação da gripe H1N1 está levando os organizadores de eventos e feiras como a Semana Farroupilha e a Expointer a buscar orientações junto à Secretaria Estadual da Saúde.
A Expointer, que esta programada para começar no final do próximo mês, deve ser discutida pelas secretarias estaduais da Saúde e Agricultura. Mas segundo o Presidente da Comissão Executiva, Antônio Alves, o cancelamento do evento, previsto para iniciar em 29 de agosto, é pura especulação. “A data será mantida, precauções serão tomadas, mas não se falou em cancelar ou transferir”, reforça ele.
Já o Acampamento Farroupilha, com a montagem prevista para o mês de agosto, a organização pretende se reunir para definir se o evento corre risco de ser cancelado ou transferido. Vinícius Brum, presidente da Comissão da Semana Farroupilha, garante que as recomendações das autoridades em saúde serão atendidas.
A Feira do Livro, prevista para outubro, corre menor risco. O presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, João Carneiro, considera que o evento não está ameaçado. Ele acredita que até lá a questão de gripe H1N1 "já esteja equacionada".
O Coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, explica que, com o quadro atual da gripe H1N1 no Estado, esses eventos poderiam ocorrer normalmente, já que acontecem ao ar livre. Mas, segundo ele, a situação poderá ser revista em
agosto.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Hoje 09 de julho, nosso blog completa um mês

Com 2800 acessos, vamos brindar

Todos sabem como é difícil encontrar apoio para projetos culturais como o nosso, todos gostam de ler, mas poucos podem ou querem apoiar. Desde 2008, estivemos, sem sucesso, buscando patrocínios para levar adiante nosso projeto, cujo objetivo principal é valorizar nosso estado, nossa cidade, nossos eventos e nossa cultura, por este motivo nossas cores são as de nossa Bandeira. Então surgiu a idéia do Blog, e sua concretização só foi possível graças a determinação, para não desistir nos primeiros dias de postagem, o blog facilitou o acesso e especialmente a visualização do trabalho que realizamos.
Continuaremos buscando patrocinadores, apoiadores que acreditem em nós e nos projetos da Editora Portal. Aos 2800 internautas, amigos que acessaram nestes trinta dias, nosso muito obrigado e olha que foram mais de 80 diariamente. Nosso agradecimento especial aos acreditam no trabalho e que colocaram à nossa disposição depoimentos que enriqueceram nosso dia a dia.
Há aqueles que levaram muito, deixaram muito, mas também há os que não deixaram nada. Esta é a uma da maiores responsabilidades de nossa vida e a prova evidente de que nada é por acaso. Continuem nos prestigiando, pois estaremos dia após dia buscando melhorar nossas postagens, que neste 30 dias foram 67 matéria.

José Alencar passa por mais uma cirurgia


Antes de entrar no centro cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês para sua décima quarta operação, o presidente em exercício, José Alencar, conversou ao telefone com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que participa da cúpula do G-8 (grupo das sete economias mais industrializadas e a Rússia), na Itália. O chefe de gabinete de Alencar, Adriano Silva, contou que os dois tiveram uma conversa amena e falaram sobre o estado de saúde do vice. As fortes dores no abdome, que motivaram a internação de Alencar na tarde de ontem, já passaram e o vice-presidente "está bem-humorado e contando causos", relatou Adriano Silva. Alencar foi levado ao centro cirúrgico por volta das 13h desta quinta-feira. Os médicos tentarão reverter um quadro de suboclusão intestinal, um tipo de obstrução numa alça do intestino.

GABERT, ensinando violão

Todos podem aprender a tocar
Luis Gabert, 43 anos, natural de Pelotas, conhecido por seus alunos e fãs como GABERT, dedica-se a ensinar músicas de todos os estilos, capaz de transitar pelo MPB, Rock, Pop, Bossa Nova, Clássico, entre outras, alternando entre o violão e a guitarra e tocando com as inusitadas formações e com igual desenvoltura.Na área musical desde os 18 anos, atua como professor há 20 anos, avalia que cada aluno pode ser o talento inato, o empenho, aliado a presença do professor que os estimula e o repertório moldado para cada personalidade, vale ressaltar que todo professor é um observador,- ajuda a acrescentar somente o necessário ao desenvolvimento, para que haja uma assimilação dentro dos limites da compreensão atual do aluno-, relata que deparou-se com muitas situações, uma inusitada, - um aluno com paralisia cerebral, aprendeu, dentro de suas limitações- a arte de tocar violão; e um estimulador, - busca dentro das possibilidades do aluno o que fazer melhor-, é importante a compreensão do texto musical, além do estado emocional e o desejo de superar dificuldade de cada aluno, desenvolvendo o potencial de cada um. É importante dizer que é fundamental gostar do instrumento e agregar ao desejo de aprender, Memória Muscular (contato com o violão), Visual e Auditiva. Todos podem aprender a tocar violão, desde que o mesmo, tenha vontade e bons métodos aplicadas ao estudo de violão.
Acesse: www.violao.palcomp3.com.br

Projeto dá a brasileiros documento único de identidade

Fim dos 1001 documentos, carteira superlotada esta com os dias contados.
Fotos: Divulgação
A Polícia Federal informou que está pronto na Casa Civil projeto que prevê a criação da nova carteira de identidade baseada num número de âmbito nacional, e não mais estadual, como acontece hoje. Pela proposta que será enviada ao Congresso, a atual carteira será substituída por um cartão magnético com chip em que poderão constar outros documentos como habilitação de motorista, título de eleitor, CPF, dados do INSS e, se o titular quiser, dados bancários. Com apenas um cartão, o titular do documento pode passar por uma blitz policial, votar e até fazer saques em contas bancárias. Pela proposta do governo, caberá à Polícia Federal fornecer aos institutos de identificação estaduais os números das futuras identidades. A implementação do projeto está orçada em US$ 800 milhões. Os recursos são necessários principalmente para a instalação da rede de informações e para a compra das máquinas de leitura dos cartões.