
Governadora Yeda Crusius, acompanhada do secretário de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte(e), durante o ato de promoção de praças da Brigada Militar
A governadora Yeda Crusius fez balanço de algumas das medidas voltadas à gestão pública nesta Semana do Servidor Público, cujo dia é comemorado nesta quarta-feira (28). Nos três primeiros anos de gestão, 98% dos servidores do Executivo foram beneficiados por reajustes e outras 28 mil novas contratações foram autorizadas. Como parte do compromisso com a modernização da gestão por meio da renovação dos quadros e da qualificação dos servidores, o governo do Estado autorizou 28 mil novas contratações. De acordo com levantamento feito pelo Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE), as novas admissões de servidores no Estado se darão por meio de concurso público (5.851 vagas), contratações emergenciais e temporárias (2.136 vagas), contratação de concursados (636 vagas) e nomeação de concursados (1.301 vagas).
Além disso, a extensão da aposentadoria especial para os diretores de escolas e a concessão de 20% de hora/atividade para os professores contratados devem resultar em um incremento de mais sete mil contratações emergenciais para o magistério, além das 11.140 já autorizadas para casos de aposentadoria e afastamentos em geral, como licença-maternidade e tratamentos de saúde. O preenchimento dessas vagas tem sido em torno de 70%, já que elas são ocupadas à medida que o servidor se aposenta ou se afasta. Assim, o governo já tem autorizadas mais de 28 mil contratações.