quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nossa Senhora dos Navegantes


É um título dado a Mãe de Jesus, Maria
A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores.
Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de
Nossa Senhora das Candeias
A festa realiza-se há mais de 100 anos.
Esta é festa religiosa mais importante do Rio Grande do Sul. Realiza-se em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, quando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é transportada do Santuário Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, para o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes.
A fé chega ao Brasil
A fé em Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil através dos navegadores portugueses e espanhóis
. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana. Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira da cidade. Mais de 100 mil pessoas participam todos os anos da procissão, por terra e água, em barcos pelo rio Guaíba.
Sincretismo entre Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Existe um sincretismo entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da Mitologia Africana Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive festas em homenagem as duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro.