domingo, 17 de janeiro de 2010

HPS -Unidade de Queimados passa por reforma



A Unidade de Queimados do Hospital de Pronto Socorro está em obras para recuperação parcial da sua área física. A unidade manterá apenas o atendimento aos pacientes já internados e o primeiro atendimento ambulatorial. A direção do HPS orienta os pacientes que necessitem de internação a procurarem o Hospital Cristo Redentor.

Relatório sobre estátua do Laçador será entregue segunda


Foto divulgação
A coordenação de Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) entrega segunda-feira(18), à prefeitura o relatório com as falhas constatadas em vistoria e que embasará o projeto de recuperação da estátua do Laçador. A execução do projeto ficará com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), que é a responsável pelo local.
O coordenador de Memória Cultural da SMC, Luiz Custódio, participou de reunião com o o regionalista Paixão Cortes, e representantes da Câmara Municipal, quando ficou acordado que três secretarias - Cultura, Meio Ambiente e Turismo - mais a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com atribuições diversas, tomariam parte nessa ação no sentido de revitalizar e melhorar aquele sítio turístico.
A SMC fornecerá contribuição técnica para a recuperação da estátua. Paixão Cortes reclama que o laço não alcança o chão, como deveria, nem possui mais as presilhas que tinha anteriormente. Essas correções devem ser feitas. Luiz Custódio fez um levantamento do estado de consevação da estátua, comprovando algumas fissuras, tal como reclamado por Cortes.
Custódio afirma que a SMC vai convidar uma especialista no ramo, a engenheira metalúrgica Virgínia Costa, para uma consultoria que oferecerá um diagnóstico do ponto de vista da manutenção. Virgínia Costa é a responsável pela manutenção e monitoramento dos monumentos em ferro da municipalidade de Paris. Também foi formalizada uma reclamação quanto à falta de sinalização no entorno do monumento. Outra observação do tradicionalista que inspirou a estátua do Laçador foi quanto à divulgação e informação sobre o monumento.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai participar de um mutirão de limpeza no Laçador e de renovar a pintura do local com a tinta antipichação.

Um pouco da história do Laçador
Paixão Côrtes foi escolhido modelo para a confecção da Estátua do Laçador(que representa o Gaúcho tradi cionalmente pilchado).A história começou em 1954, quando foi realizado um concurso público para a cria ção de uma escultura que identificasse o homem rio- grandense.Este concurso foi realizado na Exposição do IV Centenário da Fundação de São Paulo e foi disputa do pelos artistas Vasco Prado, Fernando Corona e An tônio Caringi(natural de Pelotas).Caringi foi o vencedor com um modelo de gesso que, após o término do evento deveria ser fundido em bronze e ofertado à cidade de São Paulo.Os Porto-Alegrenses realizaram uma reivindicação popular para a compra da estátua, já que a cidade não pos suia nenhum monumento gaúcho.Em 1958, a prefeitura comprou a obra e instalou-a na entrada principal da cidade junto ao aeroporto Salgado Filho.

Começa Festa de Navegantes



A 135ª Festa dos Navegantes de Porto Alegre terá início neste domingo (17), com o traslado da imagem da santa em direção ao Centro Histórico da cidade. Tradicionalmente acompanhado por milhares de fiéis, o traslado representa a abertura oficial dos festejos, que têm seu ápice no dia 2 de fevereiro com a procissão de retorno à Igreja de Navegantes.
Uma missa às 17h, na Igreja de Navegantes, representará a despedida da imagem, que será levada em romaria para o Santuário do Rosário, no Centro Histórico da Capital. O trajeto será pelas vias Sertório, Pres. Franklin Roosevelt, Visconde do Rio Branco, Farrapos (pista lateral bairro-Centro), Voluntários da Pátria e Vigário José Inácio. Bloqueios momentâneos e desvios das linhas de ônibus e lotação serão promovidos pela EPTC até o término do cortejo.
A imagem permanecerá na Igreja N. S. do Rosário para que os devotos possam prestar suas homenagens, até 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, a festa conta com apoio da prefeitura. Ano passado, 100 mil pessoas participaram da procissão terrestre. A procissão fluvial, que havia retornado em 2009 após 20 anos de ausência, não será
realizada neste ano.

Programa:

17 de janeiro - Domingo
17h - missa campal ao lado da Igreja de Navegantes
18h – Traslado da imagem em procissão até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, na rua Vigário José Inácio, no Centro Histórico. O trajeto segue pelas vias Sertório, Pres. Franklin Roosevelt, Visconde do Rio Branco, Farrapos (pista lateral bairro-Centro), Voluntários da Pátria e Vigário José Inácio

2 de fevereiro -Terça- feira
7h - Missa no Santuário do Rosário
8h - Início da 135ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.
10h - missa com o arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, na Igreja de Navegantes