quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O primeiro ônibus híbrido da frota do transporte público da capital

Nesta quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre apresentou à população o primeiro ônibus híbrido da frota do transporte público da capital, com a presença do prefeito da cidade José Fortunati (PDT).

O veículo, que funciona com motores elétricos e a diesel, ainda não tem data prevista para começar a circular, mas será testado por 15 dias e deve operar na linha T5 da Carris, concessionária pública da capital."É uma revolução tecnológica", afirmou o prefeito José Fortunati ao apresentar o veículo. Semelhante aos modelos já utilizados pelas linhas da concessionária, o modelo da Volvo foi experimentado anteriormente em Curitiba. O diretor-presidente da Carris, Sergio Zimmermann, afirmou que o modelo deverá receber adaptações para atender a realidade do transporte brasileiro, considerando a formatação dos equipamentos urbanos.O modelo em teste tem tecnologia europeia e, segundo a prefeitura, o funcionamento dos dois motores possibilita reduzir em até 90% a emissão de gás carbônico (CO²), com 35% de economia no uso de combustível. Ainda de acordo com a prefeitura, os motores podem atuar juntos ou individualmente. O elétrico é acionado em arrancadas, freadas e nas velocidades de até 20 km por hora. O motor a combustível funciona em altas velocidades e alimenta o elétrico.Após o lançamento oficial, o prefeito e as autoridades presentes passearam no ônibus da linha Carris. Em seu discurso, Fortunati ressaltou também os investimentos da prefeitura em transporte público e o fato de que muitos dos ônibus da cidade trabalham com ar-condicionado. Na saída do ônibus, o prefeito ainda ouviu protestos e palavras de ordem de algumas pessoas, que reclamavam que o governo "pensa na Copa" e "não investe em hospitais".

O modelo é avaliado em outras três capitais - Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mercado Público chegou aos 142 anos


O Mercado Público chegou aos 142 anos na segunda-feira, 3/10, renovando-se, mantendo suas características e agregando novidades para estar sempre em sintonia com a população. Para marcar a data, ocorre, no sábado, 1º de outubro, solenidade de comemoração com show de Ernesto Fagundes, a partir das 10h30, e o tradicional bolo que será servido para a população.
O Mercado Público completou 142 anos passando por reformas e trazendo novidades. Entre elas está o novo horário de fechamento, às 20h, em vigor desde 9 de agosto. Outra novidade recente é a possibilidade do uso do Largo Glênio Peres como estacionamento a partir das 18h, nos dias de semana.
Recentemente o Mercado também teve banheiros e vestiários, câmaras frias reformados. Foram instalados deques externos para área de mesas nas lojas com frente para o Largo Glênio Peres, dentre outras melhorias.

Grêmio é o 9º na tabela


O Tricolor derrotou o Santos por 1 a 0, e chegou à terceira vitória seguida. O Santos, sem Neymar, que esta a disposição da Seleção Brasileira, emendou a terceira derrota consecutiva. O gol foi marcado por Brandão, que substituiu de Borges no time de Celso Roth. Para Borges a noite começou ruim logo quando pisou em campo, pois foi vaiado por mais de 25 mil torcedores que estavam no Olímpico, mas piorou mais ainda para o santista quando Brandão abriu o placar logo com nove minutos de partida, de cabeça. O gol do Grêmio foi a resposta de Brandão, que quatro minutos antes havia desperdiçado uma chance cara a cara com Rafael. A noite ruim, em que Borges deveria estar comemorando seu aniversário de 31 anos, acabou após o apito final.

O resultado fez o Grêmio chegar à nona colocação, com 39 pontos, ficando a cinco pontos do G5. Já o Santos estacionou na 13ª posição, com 35 pontos.

O próximo compromisso do Grêmio é na quarta-feira, novamente em casa. O adversário será o Figueirense, às 16h. O Santos tem clássico pela frente no domingo, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.

Muricy mexeu no time para tentar dar mais força ao ataque. Trocou Ibson por Rentería, mas o meio-campo congestionado do Grêmio impediu o sucesso da empreitada. Borges seguiu apagado. Sem tocar muito na bola, não deu nem chance de receber mais vaias da torcida.

Celso Roth enalteceu a boa vitória, mas foi taxativo ao afirmar que o Clube ainda não alcançou nada além de uma posição confortável na tabela da competição. Para Roth, o Campeonato segue em aberto e tem muita coisa pra acontecer.

Já o presidente Paulo Odone, estava satisfeito com vitória de 1 a 0 sobre o Santos pelo Campeonato Brasileiro e a aproximação da vaga a Copa Libertadores da América, destacou a excelente atuação da equipe e o salto que o time deu na tabela. Salientou ainda que o Grêmio venceu o melhor time do futebol brasileiro na atualidade.
O presidente gremista agradeceu o apoio do torcedor por estarem presentes na noite de mais uma vitória para o Grêmio.