sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Onda de calor atinge até a cidade mais fria do Brasil


Foto:Fátima Oliveira
Ponta do Papagaio SC

No domingo (1º), os termômetros registraram 34,1ºC em São Paulo (SP), a maior temperatura para um dia de março desde 1943. Na segunda-feira (2), Curitiba (PR) teve o calor recorde do ano, 31ºC. No mesmo dia, a cidade paranaense de Morretes registrou 39,1ºC, a temperatura mais alta do país. Na terça-feira (3), os termômetros alcançaram 38ºC em Campos (RJ) e 37,8ºC no Rio de Janeiro (RJ).
O que fazer para enfrentar o calor? Mesmo a 1.353 metros de altitude, a cidade de São Joaquim (SC) não conseguiu escapar da onda de calor que atinge praticamente todo o Brasil no início deste mês de março.
O município de aproximadamente 25 mil habitantes, localizado na serra catarinense, com frequência é lembrado por registrar as menores temperaturas do país, próximas dos -10ºC no inverno, fato que atrai milhares de turistas que sonham em ver neve. Nos últimos dias, no entanto, a cidade está enfrentando um calor de quase 30ºC, nos horários de pico.
Apesar do calor, nos últimos dias a cidade teve as menores médias de temperatura entre todas as cidades do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No domingo, segunda, terça e quarta-feira, as médias diárias de temperatura foram, respectivamente, de 19ºC, 19,3ºC, 18,8ºC e 20ºC.
A máxima registrada pelo Inmet nesses dias foi de 26,9ºC, na tarde de quarta-feira, e a mínima de 14,3ºC, na madrugada de terça-feira.
Apesar de a temperatura da última quarta-feira ter se aproximado do recorde de calor em São Joaquim, que é de 28,5ºC.
A menor temperatura registrada oficialmente em São Joaquim foi de -10ºC, em agosto de 1991. A temperatura deve diminuir na sexta-feira ou no sábado. A partir de então, a mínima deve ficar entre 8ºC e 10ºC e a máxima próxima dos 22ºC. Tudo indica que esta seja a última onda de calor no sul neste verão.